segunda-feira, 9 de julho de 2012

Reportagem Escola de Verão - As Opiniões dos Alunos

No presente verão de 2012 surgiu uma iniciativa entusiasmante por parte do IPC que tem lugar na Escola Superior de Educação.
Visitámos o curso «Luzes, câmara,acção» no primeiro dia de um projecto baseado na Comunicação Social. Quando chegámos á sala onde estavam os alunos descobrimos um ambiente alegre e produtivo.
Estes , depois de aprenderem sobre os tipos de jornalismo e o seu meio de divulgação, foram convidados a agir como se fossem jornalistas e trabalhassem em duas redacções (de cinco pessoas cada). Nestas redaçoes cada jornalista tinha que escrever um texto usando diferentes  géneros jornalísticos, como a noticia, a reportagem, entre outros, e abordar as muitas facetas da Escola de Verão.
Para averiguar se este curso é proveitoso para o futuro dos jovens, falámos com alguns deles. A aluna Marta Bacelar, do sétimo ano de escolaridade, afirmou que «diverti-me muito, aprendi o que é ser um jornalista de verdade e as diferentes formas de texto com que ele pode trabalhar». O aluno Afonso Alves, do oitavo ano, disse que «gostei deste curso pois tratam-nos como adultos e divertimo-nos a trabalhar. Acho que deviam repetir». Por fim, o jovem Gonçalo Breda, também do oitavo ano, acha que «arranjaram formas ludicas de nos pôr a trabalhar. Percebemos o que é trabalhar num jornal em vez de aprendermos as mesmas coisas a dar matéria.»
Concluímos então que, pelo menos, para os alunos este é um curso importante e lúdico que os pode fazer considerar uma profissão neste meio.Esperemos que os outros cursos sejam tão bons como este.

Catarina Sá, redacção 1

Sem comentários:

Enviar um comentário